Como tirar mau cheiro no carro usado

Como tirar mau cheiro no carro usado

Quando você pensa em comprar um carro, mas ele tem um odor forte, pode ficar tranquilo: nem tudo está perdido. O mesmo acontece para quem pretende vender o veículo, mas está preocupado com o cheiro. Esses problemas podem ter uma solução. 

O mau cheiro em carros usados pode ter diferentes causas: umidade e mofo, fumaça de cigarro, transporte de animais, suor e sujeira, e até mesmo vômito ou alimentos derramados.

Neste post, vamos te dar dicas de como tirar o odor de carros usados. Mas, primeiro, é importante aprender a localizar a origem desse transtorno.

Primeiro passo: procurar bem a origem do mau cheiro no carro

  1. Procure pelo cheiro e por manchas nos bancos, e abaixo deles. 
  2. Levante o tapete, cheque o painel e a região da marcha. 
  3. Também ligue o ar-condicionado e o ventilador do carro e veja se sai algum odor desagradável de lá.
  4. Também é importante conferir os locais de armazenamento do carro, como porta-luvas, compartimento das portas e porta-malas. 

Segundo passo: uma solução para cada odor

Retire os tapetes, lave-os e deixe secar, de preferência no sol. Nos bancos, carpetes e porta-malas, use produtos especiais em aerosol para estofados que combatem o mofo. Você encontra facilmente essas opções no supermercado.

Deixe, ainda, o carro com portas e vidros abertos durante um tempo. 

Um pote com cal, carvão ou giz de quadro negro espalhados pelo veículo também ajudam a absorver a umidade presente no interior do automóvel.

Cheiro de cigarro

Esse truque é simples! Você precisa de vinagre branco, duas tigelas de plástico e duas toalhas. 

Encha as duas vasilhas com o vinagre e coloque uma toalha em cada uma delas. Coloque um recipiente no banco de trás e outro no da frente. 

Depois de algumas horas, essa combinação terá absorvido o cheiro desagradável de cigarro do carro.

Vômito

Esse é o pesadelo de todo motorista. Mas, quanto mais cedo for feita a limpeza, mais chances de não ter grandes problemas com mau cheiro.

De qualquer forma, confira o passo a passo. 

Primeiro, misture uma tampinha de detergente em um litro de água morna. Com uma bucha, esfregue o local que está sujo. Termine a limpeza com um pano úmido para retirar o sabão. Finalize com secador de cabelo.

Depois de seco, aplique, em cima do lugar atingido pelo vômito, algumas colheres de bicarbonato de sódio em pó. 

Depois de algumas horas, recolha o produto.

Leite derramado

O cheiro de leite derramado no interior de um carro é muito forte e muito ruim, semelhante a algo podre. Veja como se livrar desse odor.

Misture 50 ml de vinagre em 200 ml de água. Borrife o líquido no local até ensopá-lo. Deixe assim por aproximadamente cinco horas. 

Depois, volte com uma toalha seca a branca e retire o excesso. 

Finalize com secador de cabelo ou com o calor do sol.

Mau cheiro geral – odor de uso não identificado

Se você procurou pelo carro e não encontrou nada específico, pode tentar resolver a situação com uma limpeza geral. 

Comece retirando os tapetes e lave-os com água e sabão. Deixe secar.

Misture 50 ml de vinagre em 200 ml de água e borrife levemente pelos estofados e carpetes. Deixe secar muito bem, com as portas abertas!

Coloque carvão no assoalho do carro, depois que estiver tudo seco, por aproximadamente 12 horas.

Por fim, espalhe pedaços de maçã cortada pelo carro, por também aproximadamente uma semana – ou até a fruta secar.

Mas, atenção: se você fez tudo isso e o problema não foi embora, é preciso procurar ajuda profissional. Procure uma oficina por conta de dois pontos:

  1. O odor pode também ser causado por problemas mecânicos;
  2. Ou ainda a limpeza precisa ser técnica e profunda. 

Como deixar o carro sempre cheiroso

Depois que seu veículo já está limpo, você pode buscar maneiras de deixá-lo com cheiro sempre agradável. Em mercados é possível encontrar fragrâncias especializadas em automóveis.

Verifique a forma de uso, escolha qual cheiro combina mais com sua personalidade e cheque sempre o período de troca do produto.

Gostou das nossas dicas?

Fique de olho nas nossas redes sociais e veja tudo sobre o mercado de carros seminovos e usados. 

E lembre-se de consultar a placa do seu próximo veículo no sistema do Carcheck Brasil, onde você encontrará as principais informações para tornar a sua compra segura e tranquila!

Autor

O Carcheck proporciona uma negociação mais segura na compra do veículo usado. Antes de fechar negócio, é possível analisar indicadores de segurança, informações de seguradoras, além das condições atuais e rodagem junto aos órgãos competentes. Com a consulta, você também se previne de problemas como débitos em financiamentos, além de eventuais irregularidades que possam existir no veículo consultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *