O que é um carro clonado?

O que é um carro clonado?

Um veículo clonado é aquele que teve a sua placa colocada em outro automóvel. Existe, ainda, uma versão ainda mais sofisticada da clonagem – o dublê. Nesse caso, o carro apresenta as mesmas características do modelo original, até mesmo a cor.

Um carro clonado pode dar muita dor de cabeça para as vítimas. E, muitas vezes, nem o proprietário do veículo original, nem o dono do clone, percebem rapidamente o que aconteceu. Um ou outro se dão conta quando, por exemplo, aparecem multas indevidas ou é feita a checagem por autoridades.

Confira mais informações sobre esse golpe que, infelizmente, é muito comum no Brasil, e saiba como agir caso desconfie que o seu veículo foi clonado. Veja também, antes de fechar o negócio, como verificar se o carro que pretende comprar foi clonado.

Carro clonado

Por meio da clonagem, um golpista “copia” para um carro que não pode andar normalmente pelas ruas os dados de um veículo legalizado.

Esse automóvel pode ter diferentes origens: pode ser baixado, de leilão ou até mesmo roubado. Aliado a isso, ainda podem ser falsificados documentos como CRLV e CRV.

O golpista, assim, altera os dados desse carro para comercializá-lo e lucrar em cima das vítimas.

Como saber se meu carro foi clonado

Caso apareça uma infração de trânsito que você não cometeu, já pode ligar o alerta. Pode ser um sinal de que o seu veículo sofreu um clone.

Certifique-se dos dados da multa e registre um boletim de ocorrência na Polícia Civil.

É preciso, ainda, solicitar ao Detran uma investigação sobre a possível clonagem. Com a formalização dessa queixa, o órgão abrirá um processo de análise para identificar a veracidade da sua reclamação e se há mesmo o clone.

Como verificar se estou comprando um carro clonado

Esse é um passo muito importante antes de adquirir o seu carro. Além de causar prejuízos, comprar um veículo clonado pode acarretar em punição perante a lei, que vai desde multa até prisão.

Por isso, é necessário conferir todas as informações desse automóvel em um banco de dados completo e totalmente confiável.

É preciso checar, principalmente: dados originais, decodificador e interpretação de chassi, duplicidade de motor, histórico em leilão, indício de sinistro.

Para se certificar ainda mais, você pode agendar uma inspeção veicular. E se possível, confira ainda referências sobre a pessoa que pretende te vender o carro.

Consulta de placa

Uma forma prática e barata para verificar indícios de clonagem é pela consulta de placa pelo Carcheck, serviço que possui um vasto e seguro banco de dados para verificar os dados originais do veículo e seu histórico. Acesse nosso site e confira nossos pacotes de consulta!

Autor

O Carcheck proporciona uma negociação mais segura na compra do veículo usado. Antes de fechar negócio, é possível analisar indicadores de segurança, informações de seguradoras, além das condições atuais e rodagem junto aos órgãos competentes. Com a consulta, você também se previne de problemas como débitos em financiamentos, além de eventuais irregularidades que possam existir no veículo consultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *