Como é a garantia de carros elétricos

Como é a garantia de carros elétricos

O mercado de carros elétricos e híbridos tem grande previsão de crescimento no Brasil. Neste ano, o segmento ainda representa aproximadamente 2% dos veículos vendidos. A estimativa é de que em dez anos, essa parcela chegue a ficar entre 12 e 22%.

Já existem no país diversos modelos híbridos e elétricos, de 10 marcas diferentes. E vem mais por aí: Volkswagen, Chevrolet, Jeep, Kia, e Toyota anunciaram lançamentos para os próximos meses.

Os benefícios desses automóveis são muitos, tanto para o proprietário, quanto para o ambiente. Os mais conhecidos são a baixa emissão de poluentes que agridem o planeta e a alta eficiência de consumo, que é muito maior do que o motor de combustão. 

Também entram na lista o menor gasto com manutenção, que pode ser de 20% a 30% inferior; incidência de impostos pequena se comparada a determinados veículos a combustão e ainda custo reduzido por quilômetro rodado.

Ao mesmo tempo, existe uma desconfiança em relação a garantia e as baterias que são responsáveis por proporcionar a economia de combustível.

O site Insideevs lembra que muitos consumidores consideram a bateria o “calcanhar de Aquiles” dos carros híbridos e elétricos. Porém, o head da linha de veículos elétricos da BMW do Brasil na época, Henrique Miranda, destacou o contrário à reportagem. 

“É a bateria que permite a mobilidade sem emissões ou ruídos,  a recarga em casa, a simplificação dos sistemas motores e a redução nos custos de propriedade”, afirmou ele à Insideevs.

Não por acaso, a maioria das baterias dos veículos eletrificados possui uma garantia diferenciada quando comparada à bateria de carros tradicionais e à própria garantia do veículo.

Garantia dos carros elétricos

A garantia do carro elétrico varia, geralmente, entre dois a cinco anos. O prazo vai depender da montadora. Nesse quesito, ela é muito parecida com a dos veículos movidos puramente a combustão.

Carros elétricos: garantia da bateria

Essa garantia é diferenciada no mercado. Por ser o coração do carro em questão, ela pode ter validade de oito a dez anos. É um período extenso e vantajoso. 

A bateria de um Toyota Prius e de um Corolla Hybrid, por exemplo, possui 8 anos de cobertura para problemas de fábrica. Entretanto, a montadora japonesa chegou a afirmar que o componente foi projetado para durar a vida toda do Prius.

O que acontece quando há falha na bateria e a garantia não cobre?

Essa situação vai depender, também, de cada montadora e do tipo de falha. Em alguns casos, vale investir em novas baterias – principalmente quando o preço delas está abaixo de R$ 20.000.

Em outros, pode ser melhor trocar o carro, já em alguns modelos o preço pode superar R$ 100.000, caso seja necessário substituir todo o conjunto elétrico.

É importante destacar, contudo, que o final da garantia não significa que as baterias e os carros fiquem inutilizados – é assim com os carros à combustão também, não é mesmo?

Os sistemas de carros híbridos e elétricos são altamente tecnológicos e raramente apresentam falhas. Por isso, as chances de troca, substituição e perda são baixas.

Os carros elétricos são uma tendência forte e vale ficar de olho em suas vantagens. Para acompanhar tudo sobre o mercado automotivo, fique atento em nossas redes sociais e aqui no blog.

E para fazer uma compra segura, acesse o site do Carcheck Brasil para consultar a placa e verificar o histórico do automóvel seminovo que pretende adquirir, assim como dados sobre recalls, restrições e possíveis passagens em leilões.

Autor

O Carcheck Brasil proporciona uma negociação mais segura na compra do veículo usado. Antes de fechar negócio, é possível analisar indicadores de segurança, informações de seguradoras, além das condições atuais e rodagem junto aos órgãos competentes. Com a consulta, você também se previne de problemas como débitos em financiamentos, além de eventuais irregularidades que possam existir no veículo consultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *