Bateria do carro: veja dicas de cuidados e saiba sua importância

Bateria do carro: veja dicas de cuidados e saiba sua importância

Quem já passou pela situação de tentar dar partida no automóvel, mas não conseguiu? Muita gente já sabe que, quando o automóvel não liga de jeito nenhum, o responsável pelo problema é a bateria do carro.

Mas, por que isso acontece?

Entender como a bateria funciona e quais são os cuidados básicos com a peça ajudam a se prevenir contra esse tipo de transtorno. Essas informações são também importantes para preservar a vida útil desse item. Confira.

Como funciona a bateria do carro

A bateria é uma peça fundamental para o funcionamento do veículo, já que tem a função de auxiliar na partida do motor do carro. Ela também garante o funcionamento de componentes elétricos quando o motor está desligado, como os vidros, as travas e o alarme. Dessa maneira, ela é muito importante para a segurança e para o conforto do motorista e dos passageiros do veículo.

A bateria armazena energia obtida diretamente do alternador do carro. Esse acúmulo acontece internamente na peça, onde existem placas de chumbo e óxido de chumbo, banhadas por ácido sulfúrico, responsáveis pela geração de energia química.

A placa do dióxido de chumbo está para o eletrodo positivo, e a de chumbo poroso, para o negativo. Elas são banhadas pelo ácido sulfúrico diluído em água. Quando um componente do veículo demanda eletricidade, essa mistura flui de um lado para outro, entre os separadores das placas, indo do pólo positivo para o negativo. Esse movimento é o responsável pela reação química que gera a energia necessária.

Esse processo também gera uma nova reação química, que provoca a queda da carga de bateria: o depósito de sulfato de chumbo nas placas. O alternador, neste momento, alimenta a bateria com energia, e assim esse processo reverte o processo químico, retornando aos elementos de dióxido de chumbo e chumbo poroso.

Quanto tempo dura a bateria do carro?

A vida útil de um carro costuma durar de dois a três anos, porém há casos com maior e menor duração. Mas caso esse item não receba os cuidados necessários, essa vida útil pode cair pela metade.

Cuidados com a bateria do carro

Agora que você já sabe como funciona a bateria do carro, veja quais são os cuidados necessários com esse item.

Mesmo com a bateria desligada, ela é demandada pelo veículo para manter suas funções essenciais. São correntes de energia baixa, chamadas de Stand By. Por esse motivo, para que ela não seja descarregada – mesmo com o automóvel estacionado por dias – é preciso dar partidas de alguns minutos no motor, a cada 24h.

Vai viajar ou passar um tempo fora sem poder acionar o motor? Não se preocupe. Baterias novas podem ficar de 10 a 30 dias sem precisar da partida. Mas, para isso, é fundamental desconectar o cabo negativo! Antes de fazê-lo, contudo, cheque o manual do fabricante desta peça e veja quais são os impactos desse procedimento.

Cumprir os prazos de revisão do veículo é muito importante para manter boa a vida útil da bateria e de outras peças, evitando ajustes e substituições precoces.

Como saber se a bateria do meu veículo descarregou?

A bateria automotiva dá alguns sinais de que já está descarregando ou totalmente sem carga.

Quando o motorista gira a chave e o motor não liga, é o primeiro sinal de que não há mais carga na bateria do seu carro.

Quando os pistões do motor giram devagar, ou seja, o automóvel demora a pegar e nota-se uma lentidão em seu acionamento é o segundo ponto a se observar. A bateria está quase no fim!

Preste atenção, ainda, no indicador de carga da bateria. Geralmente, quando a luz está verde, está tudo certo com a carga. Caso ela esteja de outra cor, será necessário procurar uma oficina.

Consulta de placa

Para quem procura comprar um carro usado ou seminovo com segurança, a consulta de placa do Carcheck Brasil é fundamental. Acesse nosso site e veja o plano ideal para você!

E para saber tudo sobre cuidados com o carro e novidades do setor automotivo, fique atento às novidades aqui no nosso blog e nas nossas redes sociais.

Autor

O Carcheck Brasil proporciona uma negociação mais segura na compra do veículo usado. Antes de fechar negócio, é possível analisar indicadores de segurança, informações de seguradoras, além das condições atuais e rodagem junto aos órgãos competentes. Com a consulta, você também se previne de problemas como débitos em financiamentos, além de eventuais irregularidades que possam existir no veículo consultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *